quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Planejamento Urbano


Planejar o espaço urbano consiste em organizar a cidade de acordo com as necessidades de seus habitantes, conhecendo os erros do passado que levaram até situação presente, podendo assim influenciar, mas não controlar a construção do futuro da urbe.
            Controlar o crescimento urbano é de certo modo uma missão impossível, já que cada individuo influencia (alguns mais que outros) no espaço da cidade, e cada modificação resultante estimula novas mudanças nesse mesmo espaço, que ao interagir com a macro área proporciona muitos resultados imprevisíveis. Especulação imobiliária e a favelização são exemplos de intercessão dos habitantes.
            A pratica projetual do urbanismo mostra como o micro espaço controlado pode moldar o espaço fora do mesmo. Ao criar um espaço atrativo para o comércio, em uma área com lotes vazios, por exemplo, é uma maneira de valorizar e estimular a ocupação dos arredores, sendo assim um ótimo método para se ter um certo controle.
            As leis do uso do solo, em conjunto com o plano diretor, são ferramentas determinantes no planejamento urbano, que baseados em uma série de estudos (condicionantes físicos, valores culturais contemporâneos, balanço econômico entre outros) impõe regras de ocupação. Infelizmente ambas estão sujeitas a influência de terceiros, que ao colaborarem com os “projetos” políticos acabam sendo estes também fatores condicionantes de crescimento. 


Guilherme H. S. Darui

Nenhum comentário:

Postar um comentário