quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Urbanismo.

           A urbanização define-se pelo desenvolvimento das cidades, sendo um conjunto de medidas técnicas, administrativas, econômicas e sociais que visam ao desenvolvimento racional e humano das cidades.
          Nesse processo de urbanização desenvolve as definições de implantações de praças, edificações, residências, espaços públicos, áreas de lazer, avenidas, etc. A cidade quando bem planejada,  o desenvolvimento urbano segue de forma ordenada e poucos conflitos, porém quando esse crescimento é rápido demais e foge das propostas imposta pela urbanização da cidade, os problemas sociais se multiplicam gerando o que temos vimos com freqüência em cidades próximas: uso de áreas impróprias para moradias, criminalidade, desemprego, poluição, destruição do meio ambiente, poucas vegetações e mais pavimentações, entre outros. A cidade então tende a ficar em desordem.
         O tema de urbanismo é muito amplo, lembrando que para definir os espaços no qual já foi citado acima, temos que levar em consideração o Plano Diretor que são as leis municipais especificadas, cujo objeto é o planejamento municipal, mediante atividades e empreendimentos do Poder Público e das pessoas físicas e jurídicas, que leva em conta os anseios da população por um determinado tempo. Além disso, o Plano Diretor mostra como a cidade e a ocupação do solo deve ser ocupada e a infra-estrutura pública deve ser criada, melhorada ou expandida.  Contudo quando a cidade está em grande crescimento urbano tem a necessidade de fazer novos estudos sobre o Plano Diretor, principalmente nas áreas de urbanização, visando melhorias para cidade e população.
        Outro aspecto que o urbanismo engloba é a paisagem urbana que se relaciona com a estética da cidade, principalmente em forma de espaço público urbano como: ruas, calçadas, praças, equipamentos, vegetação, rios, etc. A concepção de paisagem urbana considera as demandas da cidade dentro da capacidade de oferta dos espaços, levando em conta fatores como a questão ambiental e o bem-estar da população.


 Letícia de O. May

Nenhum comentário:

Postar um comentário