quarta-feira, 24 de novembro de 2010

A PROPOSTA DE HOWARD (CIDADE-JARDIM).


            Planejamento urbano é um processo que visa a melhoria das cidades, respeitando valores e costumes de cada população. O que se vê, na realidade, é que tais planejamentos são feitos de acordo com a influência de empresas privadas, que não visam a totalidade e sim apenas seu próprio lucro, muitas vezes também manipulando o crescimento através de especulação imobiliária, fazendo assim com que a cidade cresça de forma desordenada.
            Um termo muito utilizado ultimamente, ao se falar em planejar uma cidade, é a cidade sustentável, uma cidade descentralizada e com implantação de modo racional, com multiplicidade de serviços, transportes alternativos, revitalização e acessibilidade. Como exemplo, temos a cidade de Curitiba/PR, e mais recentemente, a cidade de “Masdar” (“a fonte”, em árabe), localizada nos Emirados Árabes Unidos e considerada a primeira cidade totalmente sustentável do mundo, com emissão de carbono zero e utilizando apenas energia renovável.
Figura 01: Esquema da Cidade-Jardim.
            Ebenezer Howard (1850-1928), pré-urbanista inglês, ao se perguntar “Para onde as pessoas irão?”, propôs a utópica Cidade-Jardim: Cidade com pouca população (em torno de 32 mil), poucas construções, mono funcionalidade (áreas residenciais separadas de comerciais), grandes lotes e um cinturão verde que circundaria a área industrial.
A proposta, se implantada, geraria uma série de problemas. Por não ser uma cidade mista e sim setorizada, as pessoas teriam de se deslocar mais a fim de trabalho, sendo assim necessário o predomínio de automóveis.  No entanto, a proposta ainda continua a fascinar arquitetos. Pode-se dizer que Dubai está perto de concretizar a ideia de “junção do melhor de dois mundos, a vivência urbana e o ambiente natural”. Apesar de não ser uma cidade ao alcance de todos, há um projeto chamado Cidade Rotativa. Basicamente falando, serão construídos vários tipos de edifícios rotativos, que “rodam” e procuram a melhor orientação solar e a paisagem mais interessante.

Figura 02: A Proposta "Cidade Rotativa", em Dubai.

A cidade-jardim pode ser considerada um “teste” da Carta de Atenas, que tratava da chamada Cidade Funcional, separando as funções da cidade (residências separadas das áreas de lazer e trabalho).
            Outra proposta a ser citada é o Plano de Cerdà para Barcelona, que priorizava grandes quadras e edificações de no máximo seis pavimentos. Ao contrário da proposta de Howard, este foi um plano que estendeu o crescimento da cidade.

Yuri C. Aguiar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário